Mittwoch, 28. April 2010

Os mais fracos que se fodam !

« As agências de rating pedem um resgate. A Europa lava daí as suas mãos. Os governantes portugueses fazem o quê? Malham na arraia-miúda. Como é que hoje Sócrates-Coelho reagiram à descida no rating? Restrições na prestações sociais e no acesso ao subsídio de desemprego.

Isto anda cheio de animais ferozes.

Como dizia Carrère, "O governo português bem pode ser comparado a uma criança a quem o medo dos açoites torna humilde, obediente, dócil, submissa e rastejante diante do mestre, e que, por sua vez, se vinga do constrangimento e das humilhações que sofre nos seres mais fracos, que, por não lhe poderem resistir, lhe fazem as vontades". Mas isso era em 1796. »

por Joana Amaral Dias
in Córtex Frontal

Sonntag, 25. April 2010

Preservativos ao Papa

Estes meus colegas do Porto gozam da minha total admiração e apoio por uma causa nobre : www.preservativospapa.blogspot.com


É muito triste que a Igreja trate desta questão com tanto pudorzinho e de forma tão enganadora, colocando em risco milhões de vida de fiéis em todo o mundo. Faz lembrar, de certo modo, aquilo que disse um célebre jornalista português há alguns tempos sobre a indústria do Tabaco: «é uma empresa que desenvolve um negócio antieconómico e absurdo que mata os seus melhores clientes». A Igreja está a chacinar seus crentes mais fervorosos, por beatismo. É o mesmo género de pensamento anacrónico e anti-científico que queimou gente que falava em átomos e em heliocentrismo. Não faz mal. Já pediram desculpa pela inquisição. Daqui a um século, estarão a pedir desculpa pela sua grosseira, boçal e tacanha ignorância que tanta gente tem vindo a massacrar no Terceiro Mundo.

Mas de pedidos de desculpa está a humanidade farta.

Gostava de ver se era possível ter estatísticas para saber quantos fetos foram abortados nos últimos 50 anos; e quantas pessoas morreram de HIV-SIDA no Terceiro Mundo por sombrios e inexplicáveis ditames do Vaticano. E aí era giro saber se a Igreja é mesmo guardiã da mensagem antropocêntrica e bondosa de Cristo (ex.: respeito pela vida humana, sei lá!...), ou se tem apenas vindo a desempenhar, nos últimos 1500 anos, o papel de Talho da sua própria Cristandade; e de carrasco do conhecimento, do progresso humano e da vida.

Grândola, vila morena

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto, igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto, igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola, a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade

Dienstag, 20. April 2010

Unidade, Justiça e Liberdade para a Europa.

Es ist das erste Mal seit Jahren, dass ich einen ganzen Text auf Deutsch schreibe. Vielleicht hat mich die Überzeugung gehindert, dass ich es nicht mehr kann. Welches, natürlich, mir grosses Leiden bringt.
Heute aber werde ich meine zweite Sprache verwenden. Und es ist mir egal, ob ich Fehler mache oder nicht. Es ist MEINE Sprache. Die Sprache, mit der ich aufgewachsen - eher erwachsen geworden - bin.

Ich habe entschieden, über meine zweisprachige und bikulturelle Jugend und Kindheit zu sprechen, weil ich in den letzten Zeiten besonders stark eine Nostalgie, eine Schwermut, eine «Saudade» fühle, und mich selbst öfters frage, ob es ein Traum war oder nicht.

Konnten wirklich Menschen zusammengehören, indem sie zusammenwuchsen? Konnten wir unsere Unterschiede gegenseitig verzeihen, und miteinander lernen und uns menschlich bereichern?

Ich bin mir bewusst, dass die Fragen unverständlich scheinen können. Nur jemand, der selbst erlebt hat, wie zwei Nationen ihre Freundschaft besichern können, indem sie ihre Kinder zusammenwachsen lassen.

Kein Mensch versteht, wieso meine Jugend an meiner Schule soviel für mich bedeutet. Vielleicht - und wahrscheinlich - wissen sie nicht, dass eine einfache Schule zu einem kleinen «Kosmopolis» und zu einer Lerngemeinschaft werden kann. Zu einem Erdpol von internationalem Frieden durch Erziehung und Lachen.

Vielleicht deswegen waren wir fähig, die Idee von einer europäischen Union besser zu verstehen. Weil wir verstanden UND GEPRÜFT haben, dass verschiedene Völker doch gemeinsame Werte und Glauben und Interessen haben; und dass jeder, in seiner Seele, ein Weltbürger oder eher Europabürger sein kann, ohne seine Wurzeln zu verneinen und verlassen.

Es waren wir, lissaboner Portugiesen, die unseren deutschen Lerngemeinschaftskammeraden beigebracht haben, auf Deutschland, auf ihre Kultur und Geschichte stolz zu sein. Weil sie, wie wir, Gründe dafür haben. Und sie haben auch die Schönheit unseres Landes und der Geschichte unseres Volkes geliebt. Und freuten sich, dass wir sie ihnen mitgeteilt haben. Sowie wir uns gefreut haben, ihre Kultur zu lieben und zu verstehen.

So lasen wir Lessing und Goethe; und haben sie Fado "sehnsüchtig" zugehört und unsere Dichter gelesen.
So sangen wir «Einigkeit und Recht und Freiheit», am Anfang lauter als sie, und sie haben damit gelernt, dass es ein schönes und bedeutsames Lied ist, und dass wir sie nicht für ihre Vergangenheit beschuldigen, so sollen sie auch nicht - und so haben sie gelernt, ihr eigenes «Einigkeit und Recht und Freiheit» so laut und gerührt wie wir zu singen, weil sie (Welt-)Europabürger eines neuen Deutschlands sind - das tatsächlich und unfragbar ein Vorbild von Recht und Freiheit für alle Länder ist.

So haben sie gelernt, dass Portugal (laut die 2., allgemein unbekannte Strophe unserer Nationalhymne) "deu novos mundos ao mundo", der Welt neue Welter gab oder zeigte, und unsere Seefahrer geschafft haben, dass der See die Welt nicht mehr trennte, sondern verband (F. Pessoa); und wir haben gelernt, wie ein Land, der den unmenschlichsten Totalitarismus und Rassismus und imperialistischen Faszismus erlebt hat, sich innerhalb einer Generation neuerfunden hat - welches WIR nicht erreicht haben.

Wir haben miteinander beidseitig gelernt und uns gegenseitig gelehrt. Unsere Unterschiede haben uns damit nicht getrennt...sondern verbunden. Wir haben auf einer anderen Seite verstanden, dass unsere Gemeinsamkeiten grösser sind, als wir denken.
Wir waren, in einem Wort: Der Beweis. Dass Europa eines Tages zu dem Zustand kommen wird, in dem wir unsere Gemeinsamkeiten UND Unterschiede als gemeinsames Eigentum betrachten werden. Und dass wir doch «Brüderlich in Herz und Hand» leben können. Wie wir, eure Kinder, damals.

Terminologias germânicas no Rossio


Direito, mulheres, cogumelos, imperiais, conspirações, abominações, hambúrgueres, Alemão, música ambiente, batatas fritas, federalismo europeu, esmolas, Francês, etc... A pior profissão do mundo : um cagalhão vale 25 cêntimos ; para quem não é cliente.

Montag, 19. April 2010

Hoje

Sinto-me hermenêutico... mas essencialmente hermético

o que me dá uma sensação de um ser etéreo e espúrio

Samstag, 17. April 2010

Verdade Universal e Insana n.º 2

Verdade Universal e Insana n.º 2:

«Entre o Peixe-Espada e o Peixe-Parede, ou nadas ou afogas-te

É verdade. Qualquer um que esteja tramado de qualquer modo terá sempre de estrebuchar como um peixe fora da água da normalidade circunstancial. Terá sempre de fingir que sabe nadar enquanto se afunda rogando pragas, degradado, mas sempre revestido num manto imperial de artificial dignidade. Afoga-se se não conseguir encontrar uma forma inteligente de esquivar-se aos peixinhos.

Ou aprende a nadar e manda o Peixe-Espada e o Peixe-Parede irem dar banho ao Peixe-Cão.

Ou se torna num tubarão e come o Peixe-Espada e o Peixe-Parede.

Ou então transforma-se num Peixe-Buldozer e dá cabo do Peixe-Parede.

Ou então transforma-se num Peixe-Rato e esburaca o Peixe-Parede, formando depois uma aliança com o Peixe-Cão contra o Peixe-Gato, vil e tirânico usurpador dos mares e assassino de massas do povo dos peixinhos.(sei que referir este traidor é uma massada, mas a menção do nome do ignóbil Peixe-Gato e do Ictiofagio-canibalismo que vivemos serve-me para demonstrar que, num mundo em que o peixe come o peixe, que come o peixe, que come o outro peixinho que comeu o peixao, é verdade - o Homem é o Peixe do Homem.)

Ou então pede ao Peixe-Balão para lhe dar uma ajuda e uma boleia para longe, depois festejando com ele a noite do Peixe-São-João, mesmo não sendo crente.

Ou então transforma-se num Peixe-Escudo para ensinar ao Peixe-Espada quem manda.

Ou então pede ao Peixe-Aranha para lhe fazer uma rede e apanhar o Peixe-Espada e o Peixe-Parede e os comer ao jantar, grelhadinhos com um bom vinho branco.

Ou então transforma-se num Peixe-Porco e (peço desculpa) caga-se para o Peixe-Espada e o Peixe-Parede.

Ou então afoga-se.

As possibilidades são muitas. E raramente se verifica uma total ausência e soluções para escaparmos a situações aparentemente inescapáveis.

Mittwoch, 14. April 2010

Verdade Universal e Insana n.º 1

Verdade Universal e Insana n.º 1:

«As pessoas não são bonsais»

De facto, todos nós temos raízes, tronco vital e rebentos, um dia. E, cortadas as raízes com que crescemos e amadurecemos, apenas nos resta definhar e murchar opacamente. Se se cortam as raízes, o tronco da vida e os rebentos e a abundante e rica folhagem morrem.

Por outro lado, se nos cortam a folhagem e a tentam controlar na nossa idade de outro, nunca chegaremos a ser tão verdejantes e magníficos como poderíamos ser.

A verdade é que somos todos árvores belas e únicas. Cortar-nos, reduzir-nos, podar-nos, formar-nos das raízes à pontinha das folha, esculpir-nos em formas apresentáveis, e tornarem-nos regulares e agradáveis de ver - são todos tristes meios para nos tirarem soberba flor e doce fruto.

As nossas raízes devem ser preservadas. Mas, em caso algum, se deve impedir que a árvore cresça, amadureça e ganhe as suas próprias formas, explorando a unicidade da sua magnificência. Apenas protegidas ternamente as raízes e deixando a sobeja juventude crescer e ser verde, feliz e livre, poderemos um dia olhar para nós e declarar, solenemente, que florescemos e provámos a doçura dos frutos de quem somos e nos tornámos livremente.

HORTOR

Uni-vos! Republicanos, estadistas e democratas em geral

Como pode este governo atribuir tolerância de ponto aquando da visita papal!

E ao que sei escolas públicas vão mesmo encerrar!

Meus caros recuámos à outra senhora.


E para terminar eu pergunto, doutos colegas de direito pode processar-se o socra(s)te por danos à imagem e bom nome de Sócrates ?

Montag, 12. April 2010

1940 - 2010


Henrique Nascimento Rodrigues (1940 - 2010)

Donnerstag, 8. April 2010