Montag, 24. März 2008

Utilitarismo cheio de pinta

"The utilitarian moralty does recognise in human beings the power of sacrificing their own greatest good for the good of others. It only refuses to admit that the sacrifice is itself a good. A sacrifice which does not increase, or tend to increase, the sum total of happiness, it considers as wasted"

John Stuart Mill, in "Utilitarianism"

5 Kommentare:

Pedro A. Cosme hat gesagt…

Utilitarismo!? (eu repito) Utilitarismo!? ai ai meu pobre amigo por que caminhos andas tu.
Já pra não referir como é ofensiva essa visão do sacrifício neste período Pascal, não estivesse eu próprio excomungado, excomungava-te!

Pedro A. Cosme hat gesagt…

Ahh! Agora é que se me abriram os olhos. Eu nunca poderei ser excomungado (tomem bem feita)... Eu nunca fiz a primeira comunhão LOL
(era realmente um desperdício de óstia consagrada)

Pedro A. Cosme hat gesagt…

Refutação cheia de pinta I)
(Por redução ao absurdo)

- No utilitarismo só se dá valor, e mais do que isso só se assume a existência do real e do concreto e cognoscível, obviamente qualquer teoria filosófica não se enquadra nestes parâmetros.
- O utilitarismo é uma corrente filosófica
Logo, segundo o utilitarismo, o utilitarismo não é possível alias não existe sequer.
q.e.d

Filipe hat gesagt…

Caro Cosme,

O Utilitarismo não é materialismo completo. Se desse apenas valor ao concreto, real e cognoscível, a felicidade, o prazer, o sentido da vida, o amor ao próximo, etc, não poderiam ser os princípios em que se fundamenta.
Meu amigo, eu nunca agarrei a felicidade nem apalpei prazer nem pesquei sentido da vida nem comi amor ao próximo. Será porque... São conceitos... Abstractos? E não é "abstracto" o contrário de "concreto"?
Por outras palavras, cedo que o utilitarismo roça o materialismo por negar valores que não sejam práticos na vida. Mas nego - e o Johnny Mill também - que o utilitarismo só reconheça o real e palpável, já que, para ele, faz parte das sanções das más condutas morais o temor individual a Deus de alguns.
Q.e.d.

Pedro A. Cosme hat gesagt…
Der Kommentar wurde von einem Blog-Administrator entfernt.