Donnerstag, 26. Juni 2008

16 de Abril de 1178 a.C.


«Então entre eles tomou a palavra o divino Teoclímeno: "Ah, desgraçados! Que mal sofreis? A noite encobre as vossas cabeças, os vossos rostos, e até os vossos joelhos por baixo! Ardem os gritos de dor, cheias de lágrimas estão as vossas faces, e manchadas de sangue as paredes e o tecto. O adro está repleto de fantasmas; repleto está o pátio para a escuridão do Érebo se precipitam e o Sol desapareceu do céu e tudo cobre a bruma do mal"»

Odisseia, XX 350-357
Tradução de Frederico Lourenço

Como acho que é evidente esta profecia de Teoclímeno reporta-nos para um eclipse total do Sol, que segundo Homero se teria dado aquando da chegada de Ulisses ao pátio do seu palácio em Ítaca, já anteriormente se tinha identificado esse hipotético eclipse com um que foi visivel nas ilhas jónicas a 16 de Abril de 1178. A novidade é que dois astrónomos argentinos, Marcelo Magnasco e Constantino Baikouzis, parecem ter agora confirmado essa teoria com base noutras indicações de fenómenos astronómicos na Odisseia.
O artigo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America pode ser consultado aqui.

Além do interesse cultural (que a meu ver suplanta, neste caso, o cientifico) deste trabalho é também de aplaudir o interesse em fazer pesquisa cientifica não só com o objectivo do progresso tecnológico com vista no futuro, mas sim intelectual e repensando o passado.

3 Kommentare:

Pedro A. Cosme hat gesagt…

AH GANDA FREDERICO LOURENÇO PÁ

(Desculpem mas eu preciso de dizer isto)

Pedro A. Cosme hat gesagt…

Peço desculpa esqueci-me de referir que a imagem é da representação de Ulisses matando os pretendentes de Penélope.

Investigação VPI hat gesagt…

Apesar da deplorável conspurcação que um comentário de tão baixo nível representa num mui nobre e culto espaço como o aqui presente, não posso deixar de me sentir compelida a fazer uma pequenissima constatação, a saber:

O meu Cosmito é tão cromito ^^ Ahh coisinha mai linda da minha vida paahh! Orgulho da mamã!

PS: por muito bom que seja ouvir-te a falar assim bonitinho com ar todo serio, nada suplanta as nossas bichisses (amiga xequiraute que já saiu o 10º episodio!)

...

(E agora sinto-me culpada por ter vindo avacalhar um blog tão compostinho...)