Montag, 20. April 2009

Glosando o mote "entre os homens, viverás como um deus"

Entre os homens, viverás como um Deus*
A Epicuro

Entre mim e Mim Mesmo ergue-se um muro,
Muralha vazia, fornalha fria,
Que captura e consome a luz do dia;
Lança a sombra de Mim Mesmo - no escuro.

Do outro lado do muro, grito e juro
A Mim Mesmo que seguirei a via
Que rasga o Nada que nos dividia,
Seguindo a voz de meu Mestre Epicuro:

"Da Morte não tenhas medo ou desejo;
Que a Morte dos vivos vive escondida...
Em ti não há abismos, mas brilham céus!

Debruça-te docemente e dá um beijo
Aos lábios sedosos da tua vida,
E entre os homens, viverás como um deus."

Rafael Silveira Neves, 20/04/2009



*-últimas palavras da obra de Epicuro "Carta a Meneceu", em que dá a esse seu amigo conselhos para viver a vida sem medos, para a cultivar e se cultivar a si mesmo.

Keine Kommentare: