Dienstag, 19. Mai 2009

«In Varietate Concordia»


O que significa isto para ti?

5 Kommentare:

frederico prometeu sol hat gesagt…

Vejam isto. Alguma liberdade.

Unknown hat gesagt…

La bandera de la Unión Europea. La verdad es que conozco poca información sobre lo que hace esta "Unión" de países.

Responderé con una pregunta: ¿qué hace esta unión en el ámbito económico? Supongo que mucha gente está en la misma situación que yo.

Anonym hat gesagt…

deveria significar uma união de esforços para o alcance do bem comum.

acertei?=p

Nittaalaq hat gesagt…

União Europeia? hm...

Do lado positivo: A prova de que a humanidade, finalmente, aprendeu depois da segunda guerra mundial, que andar a porrada dói (ooh sim ^^), e que estão pelo menos a tentar impedir futuros conflictos na belligerante Europa.

Do lado negativo: Ditadura da burocracia, porém, infelizmente, inevitável.

A. G. Tenreiro hat gesagt…

Se me sinto um cidadão europeu? Não, nada.

O que é que, no meu entender, representa hoje a UE?
Pouco.

Mas isso pouco quer dizer. Não estou a par de inquéritos feitos nesse sentido, admito, mas parece-me que um minoria ínfima do cidadãos dos estados-membros se sente europeia. Por outro lado, se a UE hoje pouco representa, parece-me a mim que nunca teve que representar nada. Não existe para representar coisa alguma; ou, se tal pretender, algo pouco palpável será. A liberdade não enche barrigas.

A minha visão da Europa é essencialmete utilitarista. A UE faz tão mais sentido quanto maior for o proveito dos estados-membros dela retirado. O mesmo é dizer que a UE não deve ter como meta a substituição de cada ente nacional presente no Velho Continente, mas sim assegurar a prosperidade dos seus membros. Por isso é que a notícia é, a meu ver, estranha. As questões nacionais devem ser algo de nuclear no debate europeu. O enquadramento primário deve ser Portugal na Europa e não a Europa no Mundo. Não se pode ir arrumar casa alheia sem que a nossa esteja organizada.
Ainda assim, a secessão portuguesa da UE, p.ex., seria algo de estranho. Vive a Europa sem nós mas não nós sem a Europa. Para além dos objectivos iniciais desta construção europeia, desde a CECA até hoje, que eram, mais uma vez por exemplo, maior facilidade no trânsito de pessoas, capitais, matérias-primas, etc., A UE é hoje, na minha opinião, um meio de projecção dos estados que compõem; um pedestal em que Portugal, e outros 26 páises, nos empoleiramos para fazer figura junto dos EUA, da China, da Rússia. A necessidade que cada membro tem de se projectar na esfera internacional varia consoante a sua natureza, mas nós, portugueses, bem que precisamos de o fazer, e, para isso, precisamos da Europa. A nosso lado? Não o diria, mas concerteza à nossa frente.