Sonntag, 3. Februar 2008

Maias para crianças?

No outro dia, quando estava numa paragem de autocarro, não pude deixar de reparar num anúncio do semanário Sol, que fazia publicidade a uma adaptação dos Maias de Eça de Queirós para crianças, feita pelo Luis Peixoto.
Quem já tiver lido Os Maias, há de perceber de onde veio o meu espanto - aliás, porque é que toda a rua desatou a olhar para mim quando me viu a dar uma gargalhada enorme e descontrolada quando fiz a ligação:
Os Maias tem como tema central um incesto. Duvido que, independentemente de quão fofinhos os desenhos sejam, as criancinhas inocentes de 4 anos ou assim não perguntem aos papás:
"Papá. O que é adultério?(com enormes olhos de bambi)" "Mamã, o que é incesto?" "mamã, o que quer dizer "aos dezoito anos já tinha o seu bastardozinho"?"
Péssima escolha de livro para fazer a adaptação. É um livro excelente para gente crescida, mas pouco ou nada podem aprender miúdos com aquilo.

2 Kommentare:

gustavo hat gesagt…

Tive exactamente o mesmo pensamento o outro dia!

Aproveito para dizer que está brutal o seu blog senhor bastos.

Fica

Pedro A. Cosme hat gesagt…

Exactamente têm toda a razão mas isto é tudo fruto daquilo a que eu chamo "cultura de encher pela boca" com tanta e tão boa literatura (portuguesa e não só mas de acordo sejamos nacionalistas) adequada para as crianças, e não necessariamente infantil, escolher os mais é dar mais uma razão para que se desacreditem as estratégias culturais deste país.