Samstag, 31. Oktober 2009

Glosando o Mote «Ele viu a Alma da Vida»


Mote


Ele viu a Alma da Vida,
Adormecida no trono,
E acordou-a do seu sono
C'um beijo de despedida.


Glosa


Ansiando dançar nos ventos
E cantar até estar rouco,
Um dia um poeta louco
Afogou-se em pensamentos.
E andou na estrada tecida
A partir dos sonhos do Homem;
E nas luzes que o consomem
Ele viu a Alma da Vida.

Colheu rosas de cristal
- de cristalizado amor -
Para depor no fulgor
Da Torre celestial
De mudos muros de sono,
Onde pelos sonhos vela
Sua Guardiã, tão bela,
Adormecida no trono.

Nos doces olhos fechados
Encerrava a luz dos céus;
E o poeta viu que eram seus
Os sonhos que eram guardados.
Vendo o Anjo e o seu abandono,
Quis cantar aos ventos, rouco,
Que a amava e que era louco,
E acordou-a do seu sono.

«Eu sou o Sonho, a Alma da Vida,
Vagueio, em sono profundo.
Eu sou a poesia do Mundo;
Luz do dia - anoitecida;
E a tua noite - amanhecida.»
Disse, sorrindo, a Guardiã.
E sumiu-se, - até à manhã,
C'um beijo de despedida.
Filipe Bastos

5 Kommentare:

André Cunha hat gesagt…

Como te disse ontem, não o conseguia sentir tal era o meu desnorteio. Hoje os meus olhos são outros mas este poema, só o sinto pela metade. Sonhei com o Mote mas depois de percorrer a glosa, tendo ansiado dançar nos ventos, cantar até estar rouco e sempre me afogar nos pensamentos nunca caminhei em estrada alguma tecida de sonhos. Vi a alma da vida e colhi rosas de cristal mas não encontrei a torre celestial e parti as rosas no caminho e assim me perdi, cortado pelos estilhaços das minhas puras rosas. O resto do poema não passa de uma estranheza para mim embora conheça o anjo e o seu abandono e me despeça sempre com um beijo de despedida. Terei acordado do meu sono?

Filipe hat gesagt…

São cortes superficiais que se curam.

Se tens dificuldades em encontrar a Torre e a estrada de sonhos, usa a bússola. Essa aponta sempre para o norte, para o «Ele viu...». Assim, não te perdes nessa imensidão vã de nadas.
Hás-de encontrar o teu caminho para casa.

André Cunha hat gesagt…

Acredita meu caro, infelizmente o meu norte magnético oscila de segundo a segundo pelo que nunca sei onde é o norte. Aliás, nem me mexo. Já me pisei demasiadas linhas.

Filipe hat gesagt…

E quem te disse que o Norte está parado?

André Cunha hat gesagt…

Eu disse o contrário, mas peço uma frequência mais razoável. Na realidade nem norte existe.