Mittwoch, 28. Oktober 2009

Não sei quanto a vocês, mas põe-me nervoso...

... o facto de neste momento o futuro de toda a União Europeia depender de uma decisão dos 15 juízes-conselheiros do Tribunal Constitucional checo. Parece que eles próprios ainda estão muito divididos quanto à não inconstitucionalidade do Tratado de Lisboa, já que adiaram a sua decisão para a próxima semana.

Coisa chata é a atitude do Presidente Klaus, eurocéptico que rejeita a Carta Europeia de Direitos Humanos por recear que dê aos descendentes de alemães do território dos Sudetas o direito de reclamar para si as terras dos seus antepassados expulsos pelos checoslovacos depois da Segunda Guerra Mundial.

Alguem me quer lembrar porque é que estes tipos estão na UE?

3 Kommentare:

frederico prometeu sol hat gesagt…

Na maior parte dos empregos, no início há uma época em regime de experiência. Talvez tivesse sido uma abordagem inteligente, visto que a República Checa só é estado membro desde 2004.

Filipe hat gesagt…

Hoje reconheceu-se à República Checa uma cláusula de opt-out no Tratado de Lisboa, permitindo que os checos se isentem da Carta Europeia de Direitos Fundamentais pelas razões que expliquei.

Altas rivalidades presentes num momento crucial no futuro da UE? Má onda...

André Cunha hat gesagt…

Devo dizer que neste momento da minha cabeça, até podem ressuscitar o hitler que me estou marimbando. É este o egoísmo da depressão.